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Marketing Digital

Marketing Digital: as melhores ferramentas do mercado

Na busca por melhorar a performance da empresa e da gestão como um todo, muitos acabam se deparando com as estratégias de marketing digital. E de fato, já há alguns anos essas estratégias evidenciam sua própria capacidade frente a um mercado cada vez mais digital. Os recentes eventos, tal como a necessidade de migração para o meio digital, em virtude da pandemia do COVID-19, apenas ressaltaram uma tendência anterior, mas também impulsionaram a busca por ferramentas de marketing digital capazes de oferecer um retorno eficiente ao crescimento e à manutenção de determinadas atividades.

De acordo com o relatório anual de 2020 sobre o uso dos meios digitais, realizado em parceria pela Hootsuit e pela We Are Social, mais de 4,5 bilhões de pessoas utilizam a internet. Ou seja, mais da metade da população mundial já está nos meios online. E estratégias de mercado e gestão empresarial eficientes devem se posicionar, portanto, neste meio, para estar onde o seu público está.

Mais do que falar dos benefícios do marketing digital, contudo, a proposta da Mérito é trazer essa prática para a sua empresa, por meio da apresentação de ferramentas capazes de agregar ao seu serviço.

Confira, assim, dicas práticas e essenciais para você investir no marketing digital e alavancar os resultados da sua empresa de modo sustentável!

O que é o marketing digital e por que ele é importante para o seu negócio

Antes de tudo, é importante que se trace um panorama geral do marketing digital e que se identifiquem as diferentes facetas – ou oportunidades – dessa estratégia. Afinal o que é marketing digital e por que se tem falado tanto nele?

Marketing digital é o conjunto de estratégias de promoção de um produto ou serviço em meios digitais, tais como a produção de conteúdos online, em blogs e redes sociais, a otimização desses conteúdos para performance em mecanismos de busca como o Google, a configuração de anúncios digitais e a comunicação, direta ou indireta com o seu público.

Como mencionado acima, o número de pessoas online aumenta a cada ano e já ultrapassa mais da metade da população mundial.

Mas o que isto significa para o marketing digital e para a sua empresa?

Significa, primeiro, que o seu público está no meio digital. Ele despende uma parte do seu dia conectado, senão a maior parte dele, considerando o aumento das taxas de trabalhos realizados virtualmente – o que se intensificou com as medidas de home office. Se o seu público está nas redes sociais e utiliza o Google como ferramenta de saneamento de dúvidas, então é ali que o seu serviço deve aparecer como uma solução – pronto para cumprir com o porquê fundamental do círculo de ouro do seu negócio. Ou seja, colocar em prática o seu propósito.

Segundo, a sua concorrência muito provavelmente também está nos meios digitais. E onde existe a ausência, pode existir a presença. Ocupar um lugar no marketing digital, portanto, é se fazer presente para as necessidadeda sua persona ou do seu público-alvo. E dessa forma, aproximar a sua empresa a quem precisa dela.

Como vender no marketing digital: dicas para a atuação da sua empresa

Vender no marketing digital é mais simples do que parece, mas exige comprometimento, de dedicação e mais do que isso: qualidade no que é oferecido. Você verá que algumas mudanças já produzem efeito imediato, mas outras são estratégias de médio e longo prazo. Todas elas, no entanto, cumprem com uma função específica no objetivo final que é melhorar os resultados do seu negócio e da sua carreira.

As ferramentas mostradas abaixo, auxiliarão você nesta jornada pelo marketing. Contudo, como em qualquer estratégia, é preciso antes traçar um plano de ação e analisar o cenário. Portanto, para vender no marketing digital, você precisará:

1. Defina o objetivo do seu negócio e a sua persona

Andar sem rumo é desperdiçar energia. Falar sobre a definição de um objetivo parece óbvio, porque talvez seja. Contudo, muitos negócios se iniciam com objetivos incapazes de serem mensurados ou ainda muito abstratos para serem perseguidos. Antes de tudo, portanto, identifique o seu objetivo, seja ele grande ou pequeno. Afinal, ele o conduzirá através da jornada do marketing digital para levar você àquela pessoa que precisa da sua empresa.

Embora o uso de persona (o cliente ideal fictício) ou de público alvo (mais genérico que a persona), seja algo debatido no meio, é importante que você defina o perfil daquela pessoa a quem quer atingir. Quanto mais humanizada for essa pessoa, mais a sua empresa conseguirá tocar nas necessidades e nos desejos dela, fazendo com que ela queira o resultado que você pode oferecer.

2. Tenha metas e planos de ação para os investimentos da sua empresa

Marketing digital não é uma série de ações aleatórias em redes sociais e sites que, por sorte, performam bem. Cada ação pode fortalecer e complementar a outra para um resultado maior. E abaixo você verá como cada ferramenta se interliga, sendo que algumas permitem integrações justamente por terem essa visão holística do marketing. Um conteúdo, por exemplo, pode ser publicado em um blog, em uma rede social e enviado por e-mail através de uma ferramenta de gestão de leads.

Portanto, defina onde haverá investimento, qual será a periodicidade do investimento e atuação, de que forma um passo se conectará a outro, entre outros planos que podem ser definidos por meio de uma consultoria em gestão empresarial feita para o seu negócio.

3. Seja importante para aquele que é importante para você: crie um relacionamento com seu cliente baseado em confiança e qualidade

É preciso criar uma balança entre qualidade e quantidade dos esforços. Por exemplo: se você estabelece que utilizará todas as redes sociais disponíveis, entenda que será preciso oferecer algo de qualidade em todas elas. Do contrário, pode cair em uma avalanche de conteúdos seus, dos seus concorrentes diretos e indiretos e mesmo daqueles que nem pretendiam ser concorrentes. E assim, seu esforço se perderá em meio a tantas possibilidades do mundo digital.

Produzir muito, mas sem a profundidade necessária para uma boa performance, é dispersar um investimento que poderia ser concentrado no meio mais eficiente. Seu público provavelmente visualiza tantos conteúdos quanto você e quer algo que seja diferente. Portanto, mostre o melhor da sua empresa. Leve conteúdos de qualidade, no momento certo, para a pessoa certa. Faça análises de performance com as ferramentas abaixo. Otimize. Crie confiança e se mostre presente. Seu público certamente dará valor a você.

Melhores ferramentas de marketing digital para a sua empresa

Chegamos, enfim, ao momento de mostrar como essas estratégias de marketing digital podem ser colocadas em prática com as ferramentas certas.

1. CMS: WordPress e Wix

Os CMS (Content Management Systems ou, em português – Sistema de Gerenciamento de Conteúdos – SGC) são importantes ferramentas do marketing digital para a gestão do conteúdo produzido pela sua empresa e disponibilizado ao seu público. Essas ferramentas, contudo, não são como o Trello, Airtable ou Excel, os quais podem ser utilizados para planejamento dos conteúdos. Os CMS permitem tanto a edição quanto a publicação desses conteúdos.

Entre as ferramentas de CMS mais buscadas estão o WordPress e o Wix. O Wix, embora mais recente, tem sido visto como uma ferramenta mais prática, já que possui funcionalidades facilitadas para aqueles que ainda não possuem experiência com o meio digital.

O WordPress, no entanto, é a ferramenta mais utilizada pelos grandes sites, pois, além de gratuito, permite edições mais completas, seja em layout ou na própria produção. Inclusive, conta com plugins, alguns dos quais podem ser úteis para as otimizações de SEO (Search Engine Optimization), necessárias a uma boa performance do conteúdo na internet.

Para instalar o WordPress é preciso ter algum conhecimento em programação. Uma vez instalado, no entanto, é de fácil usabilidade.

2. Automação de marketing

Existem duas formas do seu público chegar a um conteúdo pelo marketing digital: ele pode ir atrás do conteúdo por meio de mecanismos de busca ou você pode levá-los a ele. A primeira forma entra em requisitos de usabilidade do próprio site, como tempo de carregamento e outras qualificações da página, por exemplo, e do conteúdo em si. Por essa razão, os seus conteúdos devem ser pensados estrategicamente tanto no planejamento quanto na produção.

A segunda forma, por sua vez, exige um planejamento de envio desses materiais. Eles serão enviados por e-mail? Se sim, vale a penas investir em uma plataforma de automação de marketing, como o RD Station, por exemplo. Essas plataformas permitem que você construa fluxos de automação para que, uma vez que o seus visitante forneça dados de contato, ele receba seus conteúdos de forma automática.

3. Mídia paga e Google Ads

Além de receber os conteúdos por meio de e-mail, o lead (aquele visitante que já forneceu seus dados), também pode ter conteúdos direcionados a ele por meio de publicidade. Certamente você já viu anúncios pagos no Instagram, no Facebook, no Google, em páginas que acessou e em tantos outros lugares.

Esses anúncios podem ser configurados diretamente em plataformas como o Google Ads e direcionam o seu conteúdo a quem preencha o perfil que você configurar, seja por localidade ou histórico de visitações na internet.

4. Análise de performance: Analytics, Search Console e Semrush

Todos os seus esforços em marketing digital, entretanto, precisam ser mensurados. Assim, você pode analisar suas ações e saber onde investir melhor, de modo a aprimorar a sua estratégia.

O Search Console, ferramenta do Google, é ótimo para analisar o desempenho das suas páginas em relação à performance, mas também à pesquisa. E ainda pode ser combinado com o Analytics, também do Google, que analisa dados de visitação e conversão em suas páginas. Assim, você identifica se as suas ações geram os números que você esperava para a sua empresa.

Já o Semrush é uma ótima ferramenta de análise de marketing, sobretudo para estratégias de conteúdo.

5. Ferramentas de criação e planejamento: conteúdo na prática

Existem ainda ferramentas que não são diretamente de marketing digital, mas que contribuem para as estratégias. Por exemplo, em que ferramenta serão feitas as artes de divulgação em redes sociais? Será preciso uma ferramenta de design para isso, como o Canvas ou Adobe.

E tudo isso deve levar em consideração o planejamento também, o qual, como mencionado, pode ser estruturado em planilhas do Excel ou Google Drive, no Trello, no Airtable ou onde você se sinta mais confortável e seguro para isso. Já existem no mercado ferramentas exclusivas para essa espécie de planejamento, considerando as particularidades dos diferentes meios.

Por fim, cada estratégias deve ser realizada para um objetivo, mas com base no meio em que ela será aplicada. Todas essas ferramentas permitem analisar o conteúdo de forma diferenciada, conforme o meio dele (Instagram, Facebook, Blog, etc.). Assim, você pode analisar os resultados de forma segmentada e investir melhor em cada um dos seus canais de marketing digital.