Blog

estratégias digitais

Estratégias de posicionamento e presença digital para a sua empresa

Como criar posicionamento e presença digital através do seu site e das redes sociais

Tempo de leitura: 8 minutos
Publicado em 18/08/20

A sua empresa está onde o seu público está? Quando falamos sobre marketing digital, explicamos a importância dos meios digitais nas atuais estratégias de marketing. Afinal, mais da metade da população já trabalha nesse meio e/ou utiliza-o diariamente, seja para pesquisas ou para lazer. Diante de uma oferta de serviço cada vez maior, é essencial que as empresas se mostrem disponíveis ao seu público onde ele está. Na prática, isto significa também criar seu próprio espaço e presença digital.
A presença digital funciona em três caminhos. De um lado, colocar-se à disposição daquelas pessoas prontas para adquirir o produto ou serviço oferecido pela sua empresa. Ou seja, aquelas pessoas que já estão em busca da solução oferecida pelo seu negócio. De outro lado, contudo, também é responsável por despertar o interesse para essa solução naqueles que não foram, necessária e ativamente, atrás dela. E por fim, a presença digital é um forma de se fazer conhecido. É, dessa maneira, um aspecto da sua marca e da sua imagem enquanto empresa.
Não estar nos meios digitais prejudica a sua empresa, então?
É difícil falar sobre prejuízos fora da realidade de cada empresa. Mas, certamente, não se posicionar nos meios digitais, em uma sociedade cada vez mais globalizada e virtual, é deixar passar uma oportunidade. E saiba que, embora você não esteja ativamente se posicionando digitalmente, outros podem falar da sua empresa nesses meios. Criar uma presença digital, portanto, é também controlar a forma como a sua empresa será vista por aqueles que se encontram nos meios virtuais.

Como criar presença digital para a sua empresa

Existem diferentes métodos de como criar presença digital. E você verá que muitos deles não são difíceis, mas exigem comprometimento e dedicação. Afinal, é uma história a ser contada.

Pense, por exemplo, em quantos anos leva para que uma amizade realmente se fortaleça. Às vezes, a afinidade é instantânea; às vezes, apenas o tempo constrói. Mas ainda assim, é a persistência, aliada a laços de confiança, que determina o grau dessa amizade.

Isto não significa que você será amigo do seu público, mas você precisa dar a ele a relação que ele deseja, ainda que inconscientemente, com a sua solução.

Criar presença digital, dessa maneira, é se fazer presente através dos canais digitais, como as redes sociais, estabelecer parcerias, divulgar conteúdos.

No entanto, é também ser a resposta para as dúvidas do meio, as quais podem ser respondidas através de um blog, por exemplo. É, enfim, criar uma imagem sua, unificando estratégias de marketing digital com um branding.

Site e branding: o que a sua marca passa ao seu público?

Branding é tudo aquilo que se relaciona com a sua marca e o seu posicionamento, inclusive a sua presença digital. Ou seja, é o conjunto de estratégias empregadas na construção da visão que o seu público que terá de você. Envolve, dessa maneira, a comunicação que você estabelece com ele, mas também os seus valores e objetivos.

Quem é você? Quem é a sua empresa? Qual o seu propósito? Por que você existe?

Algumas perguntas básicas conduzirão as demais estratégias. Afinal, você quer alcançar alguém e ser relevante para essa pessoa. E para isso, você precisa se definir como alguém e ter um objetivo.

Mais do que oferecer uma solução prática (um serviço, um produto material, etc.), você está oferecendo algo mais. Você oferece uma sensação, uma realização, um sonho. O objeto do seu negócio, enfim, é também a ideia dele. E essa mensagem precisa ser repassada ao seu público.

Defina, portanto:

  • sua missão;
  • seus valores;
  • seu propósito.

Esses elementos ajudarão na construção de estratégias mais específicas e do tom de voz da sua empresa. Isto é, como você falará com seu público.

Uma vez que os princípios da sua marca estejam definidos, então, é hora de pensar em que canais de comunicação você formará a sua presença digital.

O contato principal, bem como a reunião de tudo o que a sua empresa significa pode estar um site, por exemplo. Contudo, não se esqueça de quem também um site precisa seguir requisitos técnicos para uma boa performance e para que seja encontrado pelo seu público por mecanismos de busca.

Redes Sociais: esteja onde o seu público estiver

“Esteja onde seu público está”. Talvez você já esteja cansado de ler isso por aqui. E talvez esteja cansado de ler essa frase em outros conteúdos de marketing digital. Contudo, é essencial que você compreenda o poder dessa mensagem.

Se pensarmos em arquétipos ou comparações, o poder de se colocar onde o público está é quase o poder de ser uma fada madrinha. Quando o protagonista da história precisa de auxílio, a solução aparece como que por mágica. Marketing, no entanto, não é mágica. É uma dose de criatividade com muito estudo de dados. E acredite, você consegue saber onde seu público está com algumas ferramentas de marketing digital, como o próprio Google Analytics, pesquisas de público, benchmarking dos seus concorrentes e testes.

Agora imagine que o protagonista da história more no Alasca. O foco, então, precisa ser nessa região. O mesmo ocorre com o marketing digital. O local pode não ser geográfico, necessariamente, mas há segmentações. Daí entram as redes sociais.

Em 2020, houve um boom do Tik Tok. Ocorre que, nem todos ainda estão nessa rede social. Vale a pena investir esforços nela, então? Talvez. Tudo depende do seu segmento de atuação. Por isso uma consultoria especializada pode fornecer insumos das melhores estratégias para o seu negócio.

Pode ser que o seu público ainda não esteja lá, mas migre para lá. De todo modo, se você quer ser visto por ele, precisa marcar presença digital nos locais em que ele o procurará.

Algo que se fala bastante da nova geração (geração Z ou pós-millenials) é que eles priorizam mais o que uma marca representa. E qual a melhor forma de mostrar o que você representa para o seu público do que compartilhar do estilo de vida que ele leva?

Então, busque as redes sociais mais utilizadas, antecipe-se aos movimentos deles e esteja pronto para fazer parte da vida deles. Lembre-se, no entanto, de que cada rede deve ter uma estratégia própria. Onde cabe, assim, investir seus esforços?

Blogs: da era final à era de ouro no marketing digital

Na última década, muitos disseram que os blogs teriam seu fim. Se há uma coisa que se pode dizer, contudo, é que os blogs não morreram. O que houve foi uma transformação dos meios de comunicação.

Quando você pesquisa por um termo no Google, encontra um resultado, mas este dificilmente é uma rede social, como Instagram, Twitter ou Facebook, exceto quando há esse direcionamento na própria pesquisa.
Redes sociais são marcadas pela agilidade na produção de conteúdo. Pouco conteúdo em tamanho de texto, grande conteúdo em quantidade de publicações. As informações passam rápido pela tela. Um scroll no instagram e já não se sabe mais quais informações estavam ali.

Quando alguém busca algo em um mecanismo de pesquisa, no entanto, quer a resposta completa. Quer algo que esclareça e que gere confiança.
Isto não quer dizer que os conteúdos das redes sociais não sejam confiáveis. Você deve fornecer confiança em todos os seus canais. Há, entretanto, pouco espaço para esse desenvolvimento nelas.

Portanto, se você quer estar nos celulares e na internet, é interessante conciliar estratégias em redes sociais e em blogs. Por exemplo, se você publicou um post, compartilhe nas redes da sua empresa. Não só você cria uma coerência na sua comunicação, assim como potencializa as suas produções.

Um conteúdo, por melhor que seja, é feito para ser visto. E dessa maneira, você consegue alcançar tanto as pessoas que estão em busca da sua solução pelos meios digitais, quanto aquelas que já o acompanham nas rede sociais.

A presença digital, dessa forma, é feita pela amplitude da sua presença aliada à confiança que você é capaz de gerar.

Relacionamento com seu público: entre o marketing de dados e o “feeling”
Todas as formas de presença digital são, de um modo ou de outro, formas de se relacionar com seu público. Mas é preciso ver e entender esse relacionamento de forma completa. Primeiro, é preciso identificar que você pode ter públicos distintos em canais distintos. Segundo, é preciso entender que, às vezes, esse público será o mesmo e exigirá coerência nas diferentes comunicações. Como diferenciar e agir, então?

Ferramentas como o Google Analytics, quando configuradas adequadamente, podem te fornecer insights sobre as conversões dos seus canais e de que formas elas se correlacionam. Será que seu facebook leva ao seu blog? Será que as pessoas já convertem na primeira interação?
Com base nos dados, você pode desenvolver estratégias de comunicação entre os seus próprios canais, todos integrados na mensagem que você deseja transmitir.

Pode ser que um canal utilize uma linguagem mais informal e pretenda atingir um perfil de público – e se você trabalhar com personas (perfis fictícios) talvez a ação seja mais nítida. Mas esse canal precisa se comunicar com os demais pontos de relacionamento que você desenvolve. Isto porque, atrás de tudo isso, está a mesma empresa.

Marketing, enfim, é feeling, é saber se comunicar, mas é dado acima de tudo. E a sua presença digital precisa ser “data driven” também. Para desenvolver um bom relacionamento com seus clientes (ou possíveis clientes), você precisa conhecê-los assim como conhecer como ele reage a você – um companheirismo que pode gerar muito sucesso.